Outubro Rosa e a Arte

A estimativa de novos casos de câncer de mama, segundo o INCA, está crescendo nos últimos anos e isso nos mostra a importância da conscientização da prevenção, como as idéias das ações de Outubro Rosa.

O uso de objetos com as cores das causas, como flores rosas, objetos sobre as partes que serão tratadas, quadros com fotografias ou ilustrações, como no caso seios, ilustrativos de como fazer o auto exame, reforçado a importância, como passar pelo tratamento e etc.

Hoje em dia temos vários artistas engajados na causa como fotógrafos, pintores, escultores e até costureiras que transformam a mama, por exemplo para este mês, algo tão objetificado, em obras de artes.

A Kerry Mansfield, é uma fotógrafa americana e foi diagnosticada com câncer de mama, registrou todo o seu processo de tratamento em sua série chamada ˜Consequências”(2005) Teve o seu projeto fotográfico publicado no New York Times e trouxe auto reflexões de como nossos corpos sempre estiveram presentes na arte e nossos seios possuem historias.

No Brasil, aqui ao nosso lado Itu, temos a fotógrafa, Mariana Godoy que desenvolveu um projeto fotográfico juntamente com a arte do surrealismo para que os seios fossem expostos de maneira artística e conscientizasse o maior número de pessoas sobre a importância do cuidado com nossos corpos e a normalização de sua representatividade, chamado “Show Your Boobs”.

Com esculturas, temos a representação do Coletivo Pink que vale a pena conhecer. O coletivo conta com 15 artistas plásticos e com a Associação Lamara (coletivo de artistas com deficiências visuais), que através de esculturas tem como objetivo levar informação sobre o câncer de mama, tanto feminino quanto masculino, romper paradigmas e acolher pacientes que vivem com metástase.

Esses e tantos outros artistas que foram inspirados pelas causas e estão fazendo seus projetos de conscientização e espalhando arte pelo mundo, vale a pesquisa e conhecer esses projetos que podem fazer parte da decoração do seu espaço.

Seio é vida, arte é vida! Previna-se!

Mariana Godoy – Consultora de Artes – @godoymaa_

Compartilhar:

Outros Artigos:

Por um conselho de fato

Agosto de 2023 é uma data que deve ficar na memória dos médicos no país, e em especial, no Estado de São Paulo.Teremos eleições em

Fevereiro laranja – Leucemias

Como forma de alerta, aderimos também à campanha “Fevereiro Laranja” a fim de destacar a importância que esta data representa: o mês de combate a