Em memória daqueles que lutaram na pandemia de Covid-19

O Conselho Federal de Medicina apresenta um Memorial aos Médicos falecidos em razão da COVID-19. Trata-se de um memorial virtual, acessível no site do Conselho, em lembrança aos médicos que faleceram e que lutaram bravamente no tratamento de doentes vitimados pelo vírus e suas complicações. 

Trata-se de uma justa homenagem aos médicos, em conjunto com os demais profissionais de saúde, que cuidaram dos pacientes e seus familiares, enfrentando duras condições de trabalho em todos os setores de atendimentos. 

Foram 893 médicos em atuação que faleceram desde o início da pandemia. O memorial mostra o número de mortos em cada Estado, sendo que o Estado de São Paulo registrou 77 médicos mortos. Surpreendentemente, o número de mortos em alguns Estados com população médica menor foi superior. O site mostra ainda o nome dos médicos mortos e um breve relato de sua atuação. 

Importante se faz lembrar que a Associação Paulista de Medicina de Indaiatuba teve importante papel em alertar as autoridades locais sobre a importância do isolamento e da adoção de medidas de profilaxia da doença. Nosso alerta foi atendido pelos representantes do Poder Público de Indaiatuba, o que contribuiu para o enfrentamento e o controle da pandemia em nossa cidade. 

Cumpre destacar que apesar da resistência de alguns, alertamos e nos mobilizamos no convencimento da sociedade que não se tratava de uma epidemia comum e que as medidas de isolamento eram extremamente necessárias para se evitar o colapso do atendimento e um número ainda maior de mortos. 

A população de Indaiatuba, em sua grande maioria, atendeu as recomendações que fizemos juntamente com a Secretaria de Saúde do município, reconhecendo a gravidade da situação. 

Não podemos dizer que a pandemia esteja totalmente superada, mas o histórico da atuação de médicos, autoridades sanitárias e da população precisa ficar registrado para o conhecimento de gerações futuras. 

Dr. Francisco Carlos Ruiz  – Presidente

Compartilhar:

Outros Artigos:

Dia Mundial da Saúde

Em 7 de abril é celebrado o dia mundial da saúde, data que foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de

HEPATITE A

Na edição anterior da APM News, falamos sobre a hepatite no geral.A partir desta edição, trago para vocês as hepatites virais, que são aquelas que

Foco no que interessa!

Dia 19 de janeiro foi a data da posse da nova diretoriada Associação Médica Brasileira (AMB). Neste evento muito importante da classe médica do Brasil,