Dia Mundial da Saúde

Em 7 de abril é celebrado o dia mundial da saúde, data que foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da saúde na vida das pessoas, em todo o mundo.

A OMS define saúde como “um completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou enfermidade”. É sabido, e documentado pela Constituição Brasileira de 1988 que, a saúde é direito de todos, e o Estado deve garantir isto. Entretanto, cada pessoa é responsável por cuidar de sua própria saúde e, para isso, o primeiro passo é o desejo de ser uma pessoa saudável, mesmo que seja necessário fazer mudanças no estilo de vida para que isso aconteça.

Ainda que se pense em prevenção e recuperação, o mais importante é preservar a saúde que tem. Qual é o valor que você confere à sua saúde?

A saúde é nosso bem maior, então, é preciso ficar bem por inteiro, cuidar do corpo, da mente, do espírito, do relacionamento social, da casa, do trabalho, do lazer e tudo mais que possa nos fazer bem, que nos traga bem-estar.

Para uma melhor qualidade de vida:
Acesse o que for necessário para cuidar da sua saúde, seja médico, nutricionista, educador físico, psicólogo, além de auxilio espiritual.
Reúna-se com amigos e familiares para dar muitas risadas e jogar conversa fora.
Evite mágoas e maus pensamentos.
Pratique atividade física.
Tenha uma boa noite de sono e momentos de relaxamento quando sentir necessidade.
Planeje seus objetivos e vá em busca deles.
Seja grato

E, por fim, mas de fundamental importância, tenha uma alimentação equilibrada e adequada individualmente. Se você achar difícil manter uma alimentação saudável constantemente, olhe por outro lado. Pense o quanto você quer ter saúde constantemente, todos os dias da sua vida.

Um nutricionista é quem pode lhe auxiliar, efetivamente, a inserir bons hábitos alimentares no seu dia a dia, respeitando seus limites e propondo mudanças possíveis e duradouras. Pense nisso e cuide bem da sua saúde.

Dr. Eduardo Pereira – Intensivista e Endoscopista | CRM 94.290 | RQE 45.596 | 98.193

Compartilhar:

Outros Artigos:

Fascite Plantar

A FASCITE PLANTAR, FASCIITE PLANTAR ou ainda FASCEÍTE PLANTAR, é o nome que vem sendo utilizado para descrever a dor plantar no retropé ou calcanhar,