A COOMEPI foi fundada em 28/01/1999 por iniciativa de médicos plantonistas do Hospital Santa Ignês, inicialmente como COOPERATIVA DE TRABALHO DOS MÉDICOS PLANTONISTAS DE INDAIATUBA.
Após um ano, mudou sua denominação para Médicos e Plantonistas de Indaiatuba visando ampliar sua atuação. Desde setembro/2001 a COOMEPI tem parceria com o Plano HAOC Saúde, da Fundação Leonor de Barros Camargo, integrando o Conselho Gestor do HAOC-Saúde.
Atualmente, conta com 161 médicos cooperados, tendo parceria do HAOC -Fundação Leonor de Barros Camargo na cogestão do HAOC-Saúde, e com o SEPREV Indaiatuba. O seu custeio advém da Taxa Administrativa, recolhida junto aos cooperados.
Possui em seu organograma a Assembleia Geral de cooperados com instância máxima de decisão. Conselho Administrativo, conta com Diretoria Executiva, Auditoria Contábil, Assessoria Jurídica, Auditoria Médica e Conselho Fiscal contribuindo para a melhoria nas práticas de gestão.
A composição administrativa é renovada a cada 03 anos em Assembleia Geral Ordinária. A Diretoria Executiva é liderada pelo Dr. Milton Fassina Júnior como Diretor Presidente, o Dr. Fabiano Pinto, como Diretor Administrativo, e o Dr. Paulo Visela Bacelar Áreas, como Diretor Financeiro, o Dr. Mário Casemiro Júnior, como Coordenador do Conselho Administrativo, Dr. Emerson de Oliveira Maschietto como Secretário do Conselho Administrativo, e os Conselheiros Administrativos Dr. Bruno Viana Prandini, Dr. David Eduardo Calil, Dr. Diego Antonio Linhalis Martinelli e Dr. Otto Yosuke Kobayashi, com apoio operacional da Sra. Camila de Souza Santos, Sra. Luana de Andrade e Sra. Rafaela Siegrist dos Santos, do administrativo da cooperativa.
A COOMEPI teve como Diretores Presidentes ao longo de sua história: Dr. Edmir Deberaldini em 1999 a 2022, iniciando o 1º mandato, Dr. Sérgio Bernardinelli Nitsch em 2002 a 2005, Dr. José Inácio Travizanuto, 2005 a 2011, Dr. Rogério Maschietto de 2011 a 2017, Dr. Edílson Zancanella, de 2017 a 2023, e atualmente Dr. Milton Fassina Júnior iniciado em março/2023, médicos cooperados que contribuíram junto com equipe do Conselho, para o crescimento e fortalecimento da cooperativa.
Em 28/01/2024, a COOMEPI completou 25 anos e foi homenageada pela OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, com a Placa de Mérito Cooperativista Jubileu de Prata. A gestão da COOMEPI enfatiza a transparência e profissionalização, e os princípios cooperativismo, buscando benefícios coletivos para a sobrevivência da cooperativa, bem como a segurança do cooperado. Destacando as medidas adotadas no período da Pandemia, que houve a atuação de forma a garantir a estabilidade econômica de seus membros.
Membros fundadores:
Dr. Edmir Deberaldini | Dr. Antônio Russo Neto | Dr. Ary Magnusson Júnior | Dr. Edmur José Belluomini | Dra. Gisele Fadini | Dr. João Carlos Amaral Maschietto | Dr. Manuel Dias Da Silva Neto | Dr. Marcos Alcides Bindilatti | Dr. Marcos Vicente De Genaro | Dr. Milton Fassina Júnior | Dr. Orlando Annicchino Junior | Dr. Paulo Celso Deltreggia | Dr. Pedro Maschietto Filho | Dr. Renato Maschietto | Dr. Renato Riggio Júnior | Dr. Rufino Antunes De Alencar Neto | Dr. Sandor Dosa Acras | Dr. Sérgio Bernardinelli Nitsch | Dr. Valdir Garcia | Dra. Walná Waltrudes Moraes | Dr. Wilfredo Carlos Santos Júnior
Agradecemos a todos os cooperados pela parceria ao longo destes 25 anos e preparamos os fundamentos para os próximos 25 anos.