Cine Debate da APM: ‘As Bicicletas de Belleville”

Atitude muda uma vida é o tema da reflexão do Cine Debate de 23 de setembro, a partir do contexto do filme, As Bicicletas de Belleville, dirigido por Sylvain Chomet. A animação conta com um elenco altamente talentoso liderado por Michel Robin, Jean Claude Donda e Monica Veigas.

Animação homenageia Jacques Tati em divertida mistura de nostalgia e metalinguagem. Há um humor em extinção. Trata-se daquela comédia física
elegante, de gags paulatinas e inventivas, de pouco ou nenhum diálogo, mas que esconde em suas entrelinhas uma eloquente visão crítica do mundo.

Filme indicado ao Oscar na modalidade. Conta a história de um garotinho triste chamado Champion que é adotado por sua avó, Madame Souza. Procurando fazer a vida do garoto mais feliz, a senhora o presenteia com um cachorro, mas o animalzinho é logo esquecido pelo menino. Ainda na esperança de motivar a criança, madame Souza descobre por acaso que a o menino tem um grande interesse por bicicletas, e lhe dá uma de presente.

Importante: o filme não será exibido antes (disponível na internet, links abaixo). O debate será transmitido pelo Youtube, sendo a interação com os debatedores pela Plataforma ZOOM.

SOBRE O CINE DEBATE

O programa foi iniciado em 1997 e tem coordenação permanente do médico psiquiatra Wimer Bottura Júnior. As projeções dos filmes são seguidas de debates com especialistas de diversas áreas como médicos, jornalistas, cineastas, atores e advogados, entre outros. Ao final, o debate será aberto às perguntas da plateia. Afetado pela pandemia, a programação está sendo on-line.

COORDENADOR PERMANENTE DO PROJETO

Wimer Bottura Junior – Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta.

Coordenador e idealizador do Cine Debate desde 1997. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM; Membro do grupo de professores da cadeira de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da FMUSP, Palestrante convidado em congressos mundiais. Escritor, palestrante e compositor, coordenador permanente do Cine Debate da APM e do Programa Novo Olhar Novas Atitudes sobre os Transtornos de Aprendizado.

DEBATEDORES CONVIDADOS

Hermano Tavares – Médico Psiquiatra

Fundou e coordena o Programa Ambulatorial do Jogo Patológico (PRO-AMJO), o Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e o Programa de Psiquiatria e Saúde Mental Comunitária (PRO-PSICOM) do Instituto de Psiquiatria da USP.

Maria Cristina Saraiva – Psicóloga Clínica

Atua desde 1986 com Psicologia Clínica, Educacional e Orientação de Pais; trabalha na formação em Psicossomática; Membro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP-SP). Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC/SP; Artes Plásticas e Cênicas.

Ficha Técnica – As Bicicletas de Belleville

Direção: Sylvain Chomet
Elenco: Champion (Michel Robin), General de Gaulle (Jean Claude Donda) e Madame
Souza (Monica Veigas).
Ano: 2003.
Duração: 78 min.
LINKS DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=-pDwafqyAYs

Cine Debate on-line Plataforma Zoom e TV APM
Tema do debate: Atitude muda uma vida
ID DA REUNIÃO: 891 8180 8790
Link do ZOOM: https://apm-org-br.zoom.us/webinar/register/WN_qlLPFBEhS3uE6qvif2_oIg
Link Youtube: https://youtu.be/EOFg5nQif7U 

Realização: Associação Paulista de Medicina
Apoio: IESAPM – Instituto de Ensino da Associação Paulista de Medicina

Compartilhar:

Outros Artigos:

Pneumonia

Ah o outono! Quem não ama?Estação do ano que as chuvas dão uma trégua, conseguimos desligar o ar-condicionado, o friozinho chega com vinho e comidas