Afinal o que é projeto arquitetônico?

Quando projetamos um espaço é muito importante pensar no indivíduo que frequentará esse local. Um arquiteto possui mecanismos que podem tanto interferir no desenvolvimento e criação de um bairro, como até no comportamento do ‘ser’ que vivencia este espaço.

Iniciando o projeto, o mais importante é conversar com o cliente para compreender qual a expectativa deste cliente para o local, qual função será exercida nele e qual a impressão a ser passada.

Um exemplo são os bares e pubs em que normalmente utilizamos uma luz mais baixa, móveis mais escuros e revestimentos mais escuros na parede.
Todos esses detalhes querem proporcionar um ambiente acolhedor e uma melhor experiência para os indivíduos que ali frequentarão. Já que se espera encontrar neste ambiente quem já passou 8 horas ou mais em um ambiente com luz branca ou com alto índice de luminosidade.

Baixar a luz irá oferecer um conforto maior além de uma maior discrição ao cliente que procure não ser reconhecido à distância por pessoas que estejam fora desse ambiente. Outro exemplo mais amplo pode ser colocado quando projetamos um bairro ou condomínio fechado. Se colocarmos uma calçada muito estreita e permitir o muro de divisa junto do alinhamento final da calçada, como seria seu sentimento caminhando nessa calçada tarde da noite voltando de um encontro com o vizinho que mora a uma quadra de distância?

Agora imagine se mudarmos essa calçada para um metro a mais e trocarmos esse muro do alinhamento por uma faixa de gramado e aumentarmos os pontos de iluminação na rua… Você caminharia com o mesmo sentimento ou estaria mais confortável?

A escolha em como tratar os ambientes de um consultório, uma recepção, uma sala de espera, um hospital estará diretamente ligado a forma como as pessoas serão influenciadas pelo meio em que estão inseridas. Essa é a função do projeto arquitetônico, informar ao cliente as inúmeras possibilidades que o projeto poderá auxiliar no alcance de seu objetivo.
Fale conosco: (11) 95500-2121 e (11) 99632-8118

Compartilhar:

Outros Artigos:

Adicional de insalubridade

A Lei de Consolidação dos Direitos Trabalhistas – CTL, prevê o pagamento de um adicional chamado de insalubridade quando os empregados são expostos de forma

CTO Indaiatuba faz 40 anos!

O CTO foi idealizado por Kelly Humberto Annicchino em 1984, junto com os sócios Dr. José Inácio Travizanuto, Dr. Rogério Maschietto e Dr. Paulo César

Ato médico, um dever do estado

A lei do ato médico define e delimita o conjunto de ações em saúde, privativas do médico, como de diagnóstico, tratamento, encaminhamento de um paciente