Acidentes Domésticos

Os acidentes domésticos são muito mais comuns do que imaginamos, mas nem por isso deixam de preocupar.
Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos acontecem dentro de casa, sendo que 40% destas, causam algum tipo de lesão grave, especialmente nas regiões do quadril e joelho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os anos de 2000 a 2019, as quedas causaram a morte de 18,8 mil pessoas no Brasil e este número só aumentou durante a pandemia pela Covid-19. O Ministério da Saúde informou que entre março e outubro de 2019, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos em crianças e adolescentes de até 15 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vítimas de acidentes domésticos. Já em 2020, no mesmo período, o número passou dos 39 mil, representando um aumento de cerca de 112%.

Entre as principais causas de acidentes domésticos, podemos observar as quedas (em todas as faixas etárias), acidentes com as mãos (cortes, esmagamento e fraturas) e queimaduras.

Alguns acidentes apresentam baixa gravidade e podem ser tratados em casa, com aplicação de gelo no local. Porém, em casos mais graves, o indicado é procurar rapidamente o pronto atendimento, a fim de avaliar o comprometimento de nervos, tendões, articulações, ossos e até mesmo a necessidade de cirurgia.

Certas medidas preventivas podem – e devem – ser tomadas, evitando situações como estas.

Algumas delas são: adaptação dos ambientes com instalação de corrimão e travas de acesso, eliminação de fios e objetos espalhados pelo caminho, instalação de fita antiderrapante nos degraus, preferência pelo uso de tapetes antiderrapantes, maior atenção quanto ao manejo de objetos cortantes e, sempre que possível, utilização de panelas com a base côncava ou convexa, sempre mantendo seu cabo virado para dentro do fogão. Tais medidas podem evitar que acidentes graves aconteçam, além de oferecerem mais autonomia aos idosos e crianças, que podem usufruir dos espaços com liberdade e segurança.

Evite que você e seus familiares façam parte do grande número de pessoas que sofrem acidentes domésticos. Procure um médico de confiança e tire todas as suas dúvidas.

Dr. Raphael Netto Silveira – Ortopedia e Traumatologia – CRM 158.575 | RQE 56.869

Compartilhar:

Outros Artigos:

Van Gogh e Impressionistas

Espetáculo de projeções imersivas Van Gogh & Impressionistas chega ao Parque D. Pedro Shopping em fevereiroO Parque D. Pedro Shopping preparou um espaço especial para

Presente de Grego

O mundo todo passa por um momento de retração econômica com subida da inflação, queda do poder de compra, aumento de desemprego e escassez de