Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), três em cada 20 crianças do ensino fundamental apresentam algum distúrbio visual.
Se a criança apresentar dificuldades para enxergar de longe, também fechar muito os olhos para conseguir visualizar objetos e, além disso, mostrar alteração no seu aprendizado na escola, pode se pensar em procurar um especialista para verificar o quadro.
Quais as Principais Causas da Miopia na Infância?
Primeiramente, a principal causa é a genética. Pais e mães com miopia podem, dependendo da carga genética, passar para os seus filhos. Atualmente também podemos dizer que os aparelhos eletrônicos podem se tornar um grande problema quando usados de maneira inadequada.
Existe Prevenção para a Miopia?
Essa questão está associada ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, o policiamento ao usar é fundamental. Além disso, estudos científicos apontam que, em alguns casos, pode-se retardar o aparecimento da miopia. É importante fazer intervalos no uso dos aparelhos eletrônicos.
Portanto, quanto mais cedo a identificação, maiores são as chances para que a criança tenha tratamento adequado, evitando grandes danos à visão.
Dra. Valéria E. Sanchez – Oftalmologista