O crescimento da criança é o melhor indicador de saúde em qualquer fase da vida. Por isso os pais devem estar constantemente atentos à altura e peso dos filhos desde seu nascimento até o período final do crescimento, conhecido como puberdade.
Para ajudar os pais e médicos nessa percepção e avaliação, existe a curva de crescimento infantil. A curva de crescimento infantil é um padrão internacional que foi desenvolvido pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como forma de acompanhar o estado nutricional das crianças.
As curvas desse sistema são obtidas por meio do cálculo entre a idade da criança e as variáveis como peso, altura e perímetro da cabeça. Com a padronização dos parâmetros é possível avaliar a curva de crescimento infantil em qualquer país, independente de etnia, condição socioeconômica e alimentação. A única variável deste padrão é o sexo da criança.
Meninos e meninas apresentam padrões diferentes de crescimento, com curvas distintas. O objetivo é que problemas como sobrepeso, obesidade, desnutrição e outras condições que estão associadas ao crescimento e nutrição da criança possam ser identificados e tratados de forma precoce.
Dr. Danilo Ribeiro de Ávila – Pediatra CRM 23.033 | @pediatradaniloavila