Cine Debate da APM promove reflexão de especialistas e
público sobre AMISTAD, de Steven Spielberg

De onde pode vir a ajuda quando realmente necessitamos? Muitas vezes, chega de onde menos esperamos. Esse é o mote da reflexão do Cine Debate de 8 de julho, a partir do contexto do filme, AMISTAD, dirigido por Steven Spielberg. A obra conta com um elenco de primeira linha liderado por Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou e Matthew McConaughey. Aclamado por seu alto nível de produção e vigor, recebeu quatro indicações para o Oscar da Academy Award: melhor ator coadjuvante (Hopkins), melhor música, melhor indumentária e melhor cinematografia.

Baseado em fatos verídicos de 1839, AMISTAD relata a história de um grupo de escravos africanos que se rebela e se apodera do controle do navio que os transporta para tentam retornar à sua terra de origem.

Ocorre que a embarcação, La Amistad, é retomada por seus algozes e os escravos são levados para os Estados Unidos, acusados de assassinato e jogados em uma prisão.

Uma rumorosa contenda se inicia, chamando atenção de toda a nação e confrontando os alicerces do sistema judiciário norte-americano.

Entretanto, para os homens e mulheres em julgamento, trata-se simplesmente de uma luta pelos direitos básicos de liberdade.

Importante: o filme não será exibido antes (disponível na internet, links abaixo). O debate será transmitido pelo Youtube, sendo a interação com os debatedores pela Plataforma ZOOM.

SOBRE O CINE DEBATE

O programa foi iniciado em 1997 e tem coordenação permanente do médico psiquiatra Wimer Bottura Júnior. As projeções dos filmes são seguidas de debates com especialistas de diversas áreas como médicos, jornalistas, cineastas, atores e advogados, entre outros. Ao final, o debate será aberto às perguntas da plateia. Afetado pela pandemia, a programação está sendo on-line.

COORDENADOR PERMANENTE DO PROJETO

Wimer Bottura Junior – Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta.

Coordenador e idealizador do Cine Debate desde 1997. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM; Membro do grupo de professores da cadeira de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da FMUSP, Palestrante convidado em congressos mundiais. Escritor, palestrante e compositor, coordenador permanente do Cine Debate da APM e do Programa Novo Olhar Novas Atitudes sobre os Transtornos de Aprendizado.

DEBATEDORES CONVIDADOS

Alfredo Toscano – Médico Psiquiatra

Docente do Curso de Pós-Graduação em Psicossomática da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialista em Dependência de Álcool e outras Drogas, Psicoterapeuta de Adultos e Adolescentes.

Tabajara Andrade – Médico Neurocientista

Doutor em Medicina pela UNICAMP. Autor de livro “Estresse Positivo – uma nova abordagem para um velho problema”. Diretor do Centro Latino-americano de Desenvolvimento (entidade com abordagem transdisciplinar e foco no desenvolvimento de pessoas no contexto ocupacional).

Ficha Técnica – AMISTAD
Direção: Steven Spielberg.
Elenco: Theodore Joadson (Morgan Freeman), John Quincy Adams (Anthony Hopkins) e Martin Van Buren (Nigel Hawthorne)
Ano: 1997.
Duração: 2h28m.

LINKS DO FILME:
OPÇÃO 1 – Claro NOW: https://www.nowonline.com.br/filme/amistad/382283

OPÇÃO 2 – Youtube Pago – https://www.youtube.com/watch?v=9LijoddommM

Cine Debate on-line
Plataforma Zoom e TV APM
Tema do debate: A ajuda vem de onde menos se espera.
ID DA REUNIÃO: 875 0550 4820
Link do ZOOM: https://apm-org-
br.zoom.us/webinar/register/WN_Fvgubl29TBScwJLD7pL5BA
Link Youtube: https://youtu.be/s24vdoY5tvo 

Realização: Associação Paulista de Medicina
Apoio: IESAPM – Instituto de Ensino da Associação Paulista de Medicina

Mais informações: cultural@apm.org.br
http://associacaopaulistamedicina.org.br/cultural/eventos/cine-debate

Compartilhar:

Outros Artigos:

Você sabe o que é lesão do LCA?

Quem pratica ou acompanha algum esporte que envolva movimentos rotacionais (pivot), como futebol, beach tênis, entre outros, provavelmente já ouviu falar de alguém que apresentou

Saúde Suplementar em Crise

A situação da saúde suplementar permanece difícil em nosso país. A ANS que deveria regular o setor e pensar na sustentabilidade dos planos de saúde