Sinais de alerta sobre a obesidade nas crianças

A Atenção Primária à Saúde tem papel muito importante na prevenção da obesidade infantil, através do monitoramento do peso da criança. Isso deve ser feito com o apoio da Caderneta da Criança, com o gráfico de IMC – Índice de Massa Corporal.

O gráfico de IMC mostra se a criança está eutrófica (bem alimentada)), apresentando risco para excesso de peso, se ela está com excesso de peso ou obesa.
Recomenda-se que os profissionais devam atuar na prevenção da obesidade infantil, já que os estudos mostram que uma vez que a criança já desenvolveu obesidade na infância é muito difícil se reverter esse quadro e a maioria delas vão se tornar adultos com excesso de peso.

Também recomenda-se o acompanhamento do ganho de peso da mãe durante a gestação, já que há evidências de que o ganho de peso excessivo na gravidez tem impacto na obesidade infantil.

Outro ponto a ser abordado pelas equipes são as práticas alimentares, já que os hábitos alimentares são formados nos primeiros anos de vida. O Ministério da Saúde possui um conjunto de ações, tanto para promover a prática do aleitamento materno, quanto da alimentação saudável, partindo dos guias e da Estratégia Amamenta e Alimenta.

Outra estratégia, o Programa Saúde na Escola é pautado nas evidências de que a prevenção da
obesidade infantil precisa que o apoio às atividades físicas e a promoção da alimentação
saudável ocorram no ambiente escolar para que alcancem seus objetivos.

Dr. Danilo Ribeiro de Ávila – Pediatria – @pediatradrdaniloavila

Compartilhar:

Outros Artigos:

Educação Médica Continuada

A formação médica continua sendo um grande problema para a saúde pública em nosso país.Abertura indiscriminada de faculdades de medicina e formação acadêmica deficitária representam

Piolho – Mitos e Verdades

Temperatura batendo 30 °C com facilidade no interior de SP, aumenta a incidência de piolhos: a maior temperatura acelera odesenvolvimento do bicho dentro do seu