Pressão Arterial e Pressão Ocular

Muitos pacientes confundem, mas a pressão arterial e a pressão ocular são coisas distintas. A pressão arterial aumentada é conhecida como Hipertensão e tratada pelo médico cardiologista e por outros médicos clínicos.

Já a pressão ocular aumentada independe da pressão arterial e afeta apenas o olho, e essa patologia é chamada de Glaucoma, tratada pelo médico oftalmologista.

Ambas as condições se desenvolvem de forma silenciosa e se diagnosticadas tardiamente irão prejudicar a qualidade de vida e levar a perda da visão.

O hipertenso não tratado adequadamente pode ter complicações oculares relacionadas às artérias ou as veias da retina, apresentando alterações como Isquemias, hemorragias ou trombose no fundo do olho.
É importante lembrar que o que ocorre no olho ocorre em todos os órgãos, e por isso é importante o exame de Fundo de olho ou Mapeamento de retina realizado pelo Oftalmologista, que busca identificar alterações vasculares que possam alertar o Cardiologista para um tratamento mais conservador ou mais intenso da hipertensão.

Em casos de acentuadas alterações vasculares na retina, indicam um risco acentuado para o Infarto, AVC e Insuficiência Renal.

Por isso, o acompanhamento oftalmológico periódico é essencial, especialmente em pacientes com doenças crônicas como nos hipertensos. O diagnóstico precoce e preventivo de diversas doenças possibilita um tratamento mais eficaz e assertivo e visa a preservação da qualidade de vida.

Consulte regularmente o oftalmologista.

Dr. Tarcisio Gasiola Junior – Oftalmologista – CRM/SP: 79.851 – RQE: 26.532 | @drtarcisiogasiola

Compartilhar:

Outros Artigos:

Planejamento Tributário

É sabido que a carga tributária nacional é alta e complexa e, por isso muitas vezes tanto as empresas como as pessoas físicas podem estar