Outubro Rosa e a importância da Mamografia

O Outubro Rosa é um movimento internacional onde se celebra mundialmente o combate ao câncer de mama no mês de outubro. Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país.

Para rastreamento do câncer de mama, o principal exame é a mamografia, onde é indicado para as pacientes acima de 40 anos. A mamografia é importante pois ela detecta o tumor ainda no início, a partir de milímitros de tamanho e com isso facilita e muito o tratamento. Quando o diagnóstico acontece em estágio inicial, estágio um e dois, as chances de cura ficam em torno de 100%. No Brasil, o diagnóstico ainda acontece nos estágios três e quatro, que coloca as chances de cura em 65%, o que dificulta o tratamento.

Em Indaiatuba a MF Diagnóstico, tem um projeto social, o Mamamóvel, que é um caminhão equipado com os aparelhos necessários para o exame de mamografia, que leva a possibilidade de execução do exame para pacientes que não possuem acesso ao exame.
Portanto para as mulheres acima de 40 anos, realizar o exame de mamografia anualmente é de extrema importância e deve ser colocado como prioriade no tratamento e precaução da saúde.

Dr. Marcos Freitas – Ultrassonografia geral e Mamografia CRM 92.618 | @mfdiagnostico

Compartilhar:

Outros Artigos:

Miopia Infantil

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), três em cada 20 crianças do ensino fundamental apresentam algum distúrbio visual.Se a criança apresentar dificuldades para enxergar

Imagine Picasso chega ao Brasil

Pela primeira vez no Brasil, “Imagine Picasso” promove uma viagem multissensorial pela vida do artista espanhol.Através de mais de 200 obras de arte, a exposição