Outubro Rosa e a importância da Mamografia

O Outubro Rosa é um movimento internacional onde se celebra mundialmente o combate ao câncer de mama no mês de outubro. Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país.

Para rastreamento do câncer de mama, o principal exame é a mamografia, onde é indicado para as pacientes acima de 40 anos. A mamografia é importante pois ela detecta o tumor ainda no início, a partir de milímitros de tamanho e com isso facilita e muito o tratamento. Quando o diagnóstico acontece em estágio inicial, estágio um e dois, as chances de cura ficam em torno de 100%. No Brasil, o diagnóstico ainda acontece nos estágios três e quatro, que coloca as chances de cura em 65%, o que dificulta o tratamento.

Em Indaiatuba a MF Diagnóstico, tem um projeto social, o Mamamóvel, que é um caminhão equipado com os aparelhos necessários para o exame de mamografia, que leva a possibilidade de execução do exame para pacientes que não possuem acesso ao exame.
Portanto para as mulheres acima de 40 anos, realizar o exame de mamografia anualmente é de extrema importância e deve ser colocado como prioriade no tratamento e precaução da saúde.

Dr. Marcos Freitas – Ultrassonografia geral e Mamografia CRM 92.618 | @mfdiagnostico

Compartilhar:

Outros Artigos:

Pressão Arterial e Pressão Ocular

Muitos pacientes confundem, mas a pressão arterial e a pressão ocular são coisas distintas. A pressão arterial aumentada é conhecida como Hipertensão e tratada pelo

Cartilha do CFM – LGPD

Muito já trouxemos acerca da LGPD no âmbito dos profissionais e empresas da área da Saúde.Em complemento ao todo já dito, destaca-se que o Conselho