O silêncio das doenças

Doenças silenciosas são aquelas que se não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem ser fulminantes.
A melhor forma é a prevenção através de exames médicos regulares. A seguir:

A hipertensão arterial: é a principal causa de infarto e AVC (acidente vascular cerebral). Na maioria das vezes, não causa sintoma e sua verificação em consultório médico com aparelhos confiáveis e outros recursos podem identificar essa doença grave, tratar e mesmo prevenir.

Diabetes e Pré-Diabetes: exceto em níveis muito elevados de glicose(diabetes), são assintomáticas e causas importantes de doenças cardíacas, AVC, insuficiência renal, cegueira e amputação de extremidades. Dosar a glicose periodicamente é essencial.

Colesterol elevado: doença também silenciosa e uma das principais causas de obstrução das artérias do coração e cérebro (Infarto e AVC). Simples dosagens solicitadas pelo médico podem conduzir a um tratamento eficaz e preventivo.

Obesidade Abdominal: aumento da gordura dentro do abdômen (visceral). Uma gordura diferente da subcutânea e que produz substâncias inflamatórias que podem levar à doença cardíaca. Pode infiltrar no fígado resultando em doença gordurosa do fígado e, em casos mais avançados, a cirrose.

Apneia do sono: Mais frequente em obesos com roncos frequentes, sonolência, diminuição da memória, aumento do risco cardíaco e AVC. Existem tratamentos específicos para essa doença.

Vocês estão vendo quantos fatores de riscos cardiovasculares podemos identificar e tratar em consultas de check-up? Prevenção é um dos principais objetivos da medicina. E você, já fez o seu check-up com seu médico?

Compartilhar:

Outros Artigos:

Pé Torto Congênito

O pé torto congênito é definido como uma deformidade complexa que acomete todos os tecidos musculoesqueléticos (ligamentos, músculos, tendões e ossos) distais ao joelho, que

A escolha de um caminho

O momento requer muita calma e reflexão, porém quem deixou para se decidir em período de campanha corre o risco de empenhar mal o seu