Janeiro Branco – Conscientização sobre saúde mental

GOVERNO FEDERAL – AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR / INSTITUTO JANEIRO BRANCO

Diversos são os fatores que contribuem para o adoecimento psíquico da população. O cuidado com a saúde mental deve acontecer ao longo do curso da vida, em todas as faixas etárias. Com os novos formatos de trabalho, os avanços tecnológicos e a ampliação da comunicação, a fronteira entre a vida pessoal e profissional ficou também mais diluída.
Segundo dados do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, em 2021 foram registradas 221.486 internações psiquiátricas, o que corresponde a 2,87% das internações do ano. Quanto às sessões de psicoterapia individuais, no mesmo ano elas somaram mais de 4,7 milhões em todo o Brasil, sendo que só o estado de São Paulo concentra mais de 3,1 milhões deste total. Sabendo dessas questões, em 2023 a Campanha Janeiro Branco se tornou Lei Federal (nº 14.556/23) e o Instituto Janeiro Branco foi criado.
O Instituto Janeiro Branco nasceu do sucesso da Campanha Janeiro Branco, a campanha brasileira sobre Saúde Mental. Como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, seu objetivo é coordenar, promover e ampliar os propósitos e os potenciais do “Janeiro Branco”, o movimento que se propõe a construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Para alcançar esse objetivo, o Instituto Janeiro Branco organizou-se em torno de um estatuto moderno e instituiu uma diretoria de trabalho composta por competentes profissionais apaixonados pelas causas da Saúde Mental. Além da diretoria, e em conformidade com o seu estatuto jurídico, o Instituto Janeiro Branco também conta com conselhos e grupos de trabalho dedicados a melhor execução dos seus propósitos, visando, sempre, a criação e a implementação de relações humanas fundamentadas em uma cultura da Saúde Mental.
Para saber mais, o site oficial do Instituto traz materiais para download e vídeos explicativos:
https://janeirobranco.com.br/

Compartilhar:

Outros Artigos:

O DEBATE DE IDEIAS E O CONHECIMENTO MÉDICO

A profissão médica tem sofrido transformações importantes ao longo de sua história e este processo tem se acelerado intensamente nos últimos anos. Transformações sociais, econômicas,

Cirurgia Endoscópica da Coluna

A endoscopia de coluna é fruto do desenvolvimento das técnicas de cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral ao longo dos anos. Tem como princípio fundamental