Desafios para as associações médicas no cenário atual

A participação em associações médicas é algo comum entre os médicos mais antigos, porém o que se observa é que os mais jovens possuem grande dificuldade em entender sua importância.

Muito se discute e se pesquisa sobre as causas deste fenômeno. Talvez em função de um menor número de médicos no passado, a necessidade de união fosse mais nítida. Outros acreditam que no mundo atual, onde se tem grande facilidade de encontros virtuais por meio das mídias sociais, a participação em sociedades e comunidades tenha ficado reduzida.

As dificuldades no exercício da profissão médica são inúmeras no momento em que vivemos. Baixa remuneração nos serviços público e privado, formação médica deficitária em grande número de faculdades de Medicina, dificuldades na especialização do médico e o grande número de médicos formados a cada ano são apenas algumas das dificuldades que enfrentamos.

A Associação Paulista de Medicina tem uma longa história de defesa da profissão,
formação e das condições de trabalho dos médicos. A luta por uma remuneração adequada pelos planos de saúde e a defesa de uma carreira médica no serviço público têm resultado em importantes conquistas para o exercício da profissão.

Muitos jovens desconhecem as dificuldades enfrentadas no passado e o papel das
associações, em particular da Associação Paulista de Medicina, na defesa de melhores condições de trabalho. Tudo que foi conquistado se realizou com muito esforço e união de toda a classe.

O cenário atual de atuação do profissional médico apresenta grandes desafios. A prática de contratação de médicos formados no exterior sem um exame que comprove sua
capacidade efetiva no exercício da profissão precisa ser defendida, bem como o cumprimento da legislação federal que define a atuação do profissional médico.

Precisamos estar unidos na defesa de uma prática ética, competente e que atenda a
necessidade da promoção de uma Medicina de qualidade para nossa população.

Compartilhar:

Outros Artigos:

Precisamos de um Conselho

A data das eleições para escolha dos nossos representantes nos conselhos de Medicina está se aproximando e mais uma vez seremos visitados por grupos das

Edital de Convocação

Associação Paulista de Medicina de Indaiatuba – Seção Regional de Indaiatuba, nos termos de seu Estatuto Social, vem dar ciência aos seus associados com direito

Dicas Culturais – Cinema

ILUSÕES PERDIDAS (Ilusions Perdues).  França, 2021.  Direção: Jacques Audiard.  Elenco: Benjamin Voisin, Cécile de France, Vincent Lacoste, Salomé Dewaels, Xavier Dolan, Gérard Depardieu.  149 min. O filme “Ilusões Perdidas”, dirigido