Como Saber se a Visão do seu Filho está Saudável?

Consultando um oftalmologista e analisando alguns sinais, como:

  • Presença de desvio ocular em bebês acima de seis meses;
  • Aspecto esbranquiçado da pupila, que pode indicar catarata congênita e até câncer intracelular;
  • Dificuldade de manter contato visual em movimento a partir dos três meses;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Vermelhidão nos olhos.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia registra anualmente cerca de 33 mil casos de cegueira infantil, contudo quase 1/3 desse número pode ser evitado com um diagnóstico precoce.

Por isso, é importante fazer os testes de visão, como o teste do Reflexo Vermelho. O teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como Teste do Olhinho, é muito comum no país e é usado para avaliar a parte frontal do olho, se há alterações que comprometem a visão.

A necessidade do uso de lentes de correção é maior do que se pensa na infância. Pelo menos 15% das crianças abaixo de 12 anos, podem precisar usar óculos. Contudo, devemos considerar dois pontos: muitas vezes a criança não consegue reconhecer a dificuldade visual e o sistema visual está em formação e caso não tratada, pode levar a uma deficiência irreversível.

Não há idade definida para o uso de óculos na infância, no entanto, nós devemos avaliar a magnitude do grau e o desenvolvimento da criança.
Para evitar complicações, é essencial a avaliação constante do caso. Ou seja, visitas periódicas ao oftalmologista.

Dr. Tarcísio Gasiola Jr. – Oftalmologista | CRM 79.851 | RQE 26.532

Compartilhar:

Outros Artigos:

PÓLIPO UTERINO

Os pólipos uterinos são caracterizados pela formação de células benignas localizadas na parte interna do útero (endométrio).Os pólipos podem causar infertilidade, dependendo de sua localização,

Por um conselho de fato

Agosto de 2023 é uma data que deve ficar na memória dos médicos no país, e em especial, no Estado de São Paulo.Teremos eleições em