Alimentação Aliada para Evitar Sintomas na Menopausa

Alguns alimentos podem ser grandes aliados nos sintomas da menopausa:

Fitoestrogênios
Podem ser encontrados em alguns alimentos como a soja, frutos secos, sementes oleaginosas e cereais, e sua composição é muito semelhante aos estrogênios da mulher e por isso, o consumo desse tipo de alimento pode ajudar a aliviar os sintomas de menopausa como a sudorese noturna, a irritabilidade, as ondas de calor, já que regulam os níveis de estrogênio no organismo. Sementes de linhaça, soja, sementes de gergelim, húmus, alho, alfafa, pistache, sementes de girassol, ameixas e amêndoas.

Vitamina C
O consumo de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imune, além de ter benefícios para a pele, pois essa vitamina facilita a cicatrização e permite a absorção de colágeno no organismo, que é uma proteína que garante a estrutura, firmeza e elasticidade da pele. Kiwi, morango, laranja, pimentão, mamão, goiaba, melão, tangerina.

Vitamina E
Ajuda a melhorar a saúde da pele, evitando o envelhecimento prematuro e o surgimento de rugas, também mantendo a integridade das fibras do cabelo, favorecendo a sua hidratação. Além disso, devido a sua ação antioxidante ajuda a aumentar as defesas do organismo, assim como cuidar da saúde do coração e prevenir o surgimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer.
Sementes de girassol, amendoim, castanha do Pará, nozes, manga, frutos do mar, abacate e azeite de oliva.

Ômega 3
Os alimentos ricos em ômega 3 possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo excelente para combater doenças como artrite por exemplo. Além disso, também favorece a saúde do coração, pois ajuda a diminuir o colesterol “mau”, o LDL e aumentar o “bom”, o HDL. Além de regular a coagulação sanguínea e melhorar a pressão arterial. Atum, salmão, sementes e óleo de linhaça, sardinha e nozes.

Cálcio e Vitamina D
São nutrientes essenciais para a saúde dos dentes e dos ossos, prevenindo o desenvolvimento de osteopenia ou osteoporose, que são doenças comuns que podem acontecer durante e depois da menopausa devido à diminuição dos estrogênios. Leite desnatado, iogurte natural, queijo branco ou baixo em gordura, amêndoas, manjericão, agrião, sementes de linhaça e brócolis.

Dr. Luiz Paulo informa que está atendendo em novo endereço:
Clinica Firenze – Rua 7 de setembro, 441 – Vila Sfeir – Fone: (19) 3199-8237 e (19) 99355-4850 whatsapp

Dr. Luiz Paulo C. Andrade Filho – Ginecologista CRM 86.796 @clinicafirenze @dr.luizpauloandradefilho

Compartilhar:

Outros Artigos:

Planos de saúde e SUS

Decisão da diretoria da ANS, publicada no Diário Oficial da União em 31/05/2022, determinou que novos tratamentos para neoplasias por via oral fossem incluídos no

Miopia Infantil

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), três em cada 20 crianças do ensino fundamental apresentam algum distúrbio visual.Se a criança apresentar dificuldades para enxergar