Indaiatuba, 21 de Abril de 2019

Dúvidas? Entre em contato: (19) 3875-7200

Dr. Salvador Pinheiro – Da Anatomia Humana ao Humano

Publicado em 21/03/2019 às 16h10

Autor: Dr. Francisco Carlos Ruiz - Presidente



Neste sábado de carnaval de 2019, fez exatos 10 anos que me submeti a uma gastrectomia pelas mãos do amigo e colega de profissão, Dr. Salvador Pinheiro. Antes da cirurgia ele já havia me orientado: "faça quimioterapia primeiro, dependendo do resultado, a cirurgia poderá ser indicada". Embora não seja usual, o também colega e oncologista clínico Dr. André Sasse, que realizou meu tratamento quimioterápico, dizia que a quimioterapia poderia ser realizada antes da cirurgia e com bons resultados. Sou imensamente grato a estes dois grandes colegas e é com imenso prazer que apresento uma pequena parte da trajetória profissional do Dr. Salvador. 
O Dr. Salvador Affonso Fernandes Pinheiro graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da PUC Campinas em 1988 e especializou-
se cm Cirurgia Geral ao cursar a Residência Médica na mesma instituição. 
Veio trabalhar em Indaiatuba a convite do Dr. Waldemar Prandi Filho em 1991, promovendo a instalação da UTI de Adultos do Hospital Augusto de Oliveira Camargo em conjunto com o Dr. Luiz António da Costa Sardinha em 1998. Dedicou-se à cirurgia do aparelho digestivo e à cirurgia oncológica. Foi Diretor Presidente do Hospital Mário Gatti de Campinas de 2005 a 2012 e atualmente é o Chefe do Serviço de Esôfago, Estômago e Duodeno do mesmo hospital e Chefe do Serviço de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Hospital da Faculdade da PUC Campinas. Há alguns anos dedica-se ao estudo e prática da cirurgia bariátrica, sendo Membro Titular 
da Sociedade Brasileira dc Cirurgia Bariátrica e Metabólica. 
Dr. Salvador é filho do Professor de Anatomia Salvador Affonso Pinheiro, que exerceu o cargo de Professor na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp de 1968 a 1982 e foi também Professor da Faculdade de Medicina da PUC Campinas. Eu mesmo fui seu aluno e lembro bem do carinho e atenção que dedicava aos seus pupilos. O Dr. Salvador garante que não se falava de Anatomia Humana na família, mas foi monitor do mesmo Departamento durante quatro anos na PUC Campinas. Lembro também das palavras do colega Dr. Lucio Reis: "ele conhecia muito de Anatomia Humana, o que contribuiu bastante no seu trabalho como médico cirurgião". 
Desafios não faltaram em sua vida profissional. Oficial da Reserva do Exército Brasileiro pelo NPOR -Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, decidiu dedicar-se à Medicina. Entretanto costuma brincar que desafio mesmo foi realizar a minha cirurgia. Em Medicina costuma-se dizer que é muito difícil tratar de um colega. 
Diz a lenda que tudo se complica no tratamento de um colega médico. Tudo que pode "dar errado" acaba acontecendo. Se a situação for grave, como era meu caso, então... Por sorte, ou por vontade divina, como defende o Dr. Salvador, ao contrário de seu paciente, as coisas correram bem e o resultado é óbvio. 
Outro desafio foi fazer o caminho de Santiago de Compostela. Partindo de Saint-Jean-Pied-de-Port, foram cerca de 30 dias de caminhada até a cidade espanhola que dá nome à trilha. Exercício físico e de fé, Dr. Salvador afirma que foi uma experiência importante em sua vida. Tempo de reflexão e oração. 
Dr. Salvador gosta de ler e debater, mas é no consultório c no centro cirúrgico que se realiza. Ânimo contagiante, visão positiva da vida e técnico no momento necessário, mas sem perder de vista que é um ser humano que está na sua frente. Assim como o curso de Medicina, tudo começa na Anatomia Humana, mas o objetivo final é o ser humano como um todo. É esta visão de ser humano que faz com que os médicos sejam profissionais muito 
especiais. Este é o colega que me ajudou em um dos momentos mais difíceis de minha vida. Obrigado, companheiro! 

APM News
Fevereiro 2019

Localização

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 709

Vila Teller - Indaiatuba/SP

CEP: 13330-535

Contatos

(19) 3875-7200

(19) 3875-0092

apm.ind@uol.com.br

APM Indaiatuba © 2019 - Todos os direitos reservados | MaPa.