Indaiatuba, 20 de Maio de 2019

Dúvidas? Entre em contato: (19) 3875-7200

Dr. Inácio e a história da APM Indaiatuba

Publicado em 25/02/2019 às 09h39

Autor: Não definido - Não definido



A trajetória profissional do Dr. José Inácio Travizanuto, médico ortopedista e fundador do CTO — Centro de Traumatologia e Ortopedia de Indaiatuba, está amplamente relacionada à história da APM de Indaiatuba. Foi fundador da associação e participou de todas as diretorias da entidade, presidindo-a em dois mandatos (1993/1995 e 1995/1997). Durante sua gestão foi realizada a construção do atual prédio, além de ter tido participação decisiva na reforma realizada em 2008. 
Foi o primeiro tesoureiro em várias diretorias e lembra que os carnes de pagamentos dos médicos eram feitos à mão. As sedes eram muito modestas, porém foi com a economia do aluguel da sede, a qual se situava num imóvel cedido pela Unimed Campinas, que foi possível reunir recursos para a construção da nova sede. Além da contribuição mensal, foi criada uma taxa para a construção, medida que foi novamente proposta quando surgiu a necessidade de reforma do prédio. Quando o então Presidente e sua Diretoria debatiam modestas medidas para arrecadar fundos, Dr. Inácio foi taxativo numa reunião: "Precisamos de uma taxa de reforma por tempo determinado. Tenho certeza que todos os colegas entenderão e apoiarão a medida". E assim foi realizada a reforma necessária. 
A construção do prédio foi igualmente realizada com muito esforço e muitas colaborações. O projeto foi colaboração da Arquiteta Marinha Provenza, esposa do Dr. José Roberto Provenza, primeiro Presidente da APM Indaiatuba. 
Muitos materiais foram aproveitados da construção do CIO que estava sendo construído à mesma época e houve ainda a ajuda da APM de SP, cujo Presidente era o Dr. Eleuses Paiva. Naquele momento eram cerca de cinquenta associados e foi com muita dedicação que conseguiu a Casa do Médica a APM de Indaiatuba iniciou-se com forte atuação na área científica e social. Eram realizadas reuniões científicas que contribuíram de forma importante na formação e atualização dos associados. Dr. Inácio lembra ainda da atuação da APM no fechamento temporário do Hospital Augusto de Oliveira Camargo. Em sua presidência, foram realizadas diversas ações na luta pela valorização do trabalho médico. O Diretor de Defesa Profissional era o Dr. Luiz Antonio da Costa Sardinha e a questão da remuneração do médico ganhou grande importáncia, marcando o perfil atual da Associação. 
Dr. Inácio, formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense na turma de 1975, fez residência médica com o Dr. Rogério Maschietto e veio para Indaiatuba em janeiro de 1979 a convite do colega. Trabalhou como plantonista e participou da criação do primeiro serviço de Ortopedia do Hospital Augusto de Oliveira Camargo. 
Cerca de cinco anos após sua vinda para Indaiatuba, foi criado o CTO, em conjunto com o Dr. Rogério Maschietto e Dr. Paulo César Magnusson. Posteriormente passaram a integrar a equipe de ortopedistas o Dr. Sinézio Martini Filho, Dr. Emerson Maschietto, filho do Dr. Rogério, c Dr. Rodrigo Travizanuto, filho do Dr. Inácio. Em 1996 foi realizada uma grande ampliação no CTO, com a criação do hospital dia, onde são realizadas cerca de 120 cirurgias por mês. 
Dr. Inácio é casado há 43 anos com a carioca Marta, à quem não poderia deixar de agradecer por todos os anos de companheirismo e dedicação. Além do filho médico ortopedista, Dr. Inácio tem uma filha médica veterinária, Camila, e uma filha arquiteta, Priscila, esta residente e com atuação profissional em Indaiatuba. 
Dr. Inácio decidiu-se pela especialidade Ortopedia por orientação de um médico ainda em Taquaritinga. Além da ortopedia dedicou-se à política e à culinária, revelando seus talentos em alguns encontros da associação. Há que se 
destacar sua atuação nas Diretorias da Casa do Médico. 
Modestamente, tem preferido cargos de menor evidência, mas com contribuição sempre presente nos momentos decisivos da vida associativa. Seja como conselheiro ou como liderança, sua voz é sempre respeitada por toda a classe. 

APM News
Abril 2019

Mais
Visitados

Localização

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 709

Vila Teller - Indaiatuba/SP

CEP: 13330-535

Contatos

(19) 3875-7200

(19) 3875-0092

apm.ind@uol.com.br

APM Indaiatuba © 2019 - Todos os direitos reservados | MaPa.