× Home Diretoria APM News Eventos e Congressos Classificados Clube de Benefícios Área do Associado Associe-se Publicidade Localização Fale Conosco
Indaiatuba, 05 de Agosto de 2021
Dúvidas? Entre em contato: (19) 3875-7200
Publicado em 20/07/2021 às 14:06:00
Por: Dr. Márcio Guedes - Pediatria
Categoria: Publicidade
Descomplicando os resfriados de início de inverno


Tira esse pé do chão gelado menino!
Primeira friaca do “inverno” no Sudeste e a tradicional frase entoada por 12 de 10 avós está de novo na ordem do dia (se é que ela sai algum dia!). “Vai por uma blusa”!
Mito ou verdade? Vento “encanado”, ar condicionado, chão gelado causam gripes, pneumonias, sinusites, asma, rinite? A questão é complexa. São vários assuntos misturados. Vou tentar descomplicar.
  Primeira: A Verdade: O nosso corpo tenta aquecer o ar que entra pelo nariz, produzindo muco e “vedando” a via aérea. Dessa forma, a queda de temperatura pode facilitar a obstrução nasal e a coriza. Além disso, o corpo pode tentar diminuir a perda de calor, regulando (diminuindo) o diâmetro da via aérea e isso pode causar o chiado (em quem tem susceptibilidade).
Asma e Rinite são doenças com componentes genéticos e ambientais. As variações de temperatura para menos e a poeira do vento podem causar exacerbações (repito: em quem é susceptível). 

O Mito: As gripes, pneumonias, sinusites são doenças infecto contagiosas, causadas por vírus ou bactérias. Passam de humano para humano (lembra da COVID ou da H1N1? A forma de contágio é exatamente igual) e não pelo frio ou pelo vento.
 
Cuidados
O fato de você estar com sua mucosa toda congestionada (prejudicando o mecanismo de clearance mucociliar – a nossa limpeza natural), pode facilitar a entrada de microorganismos oportunistas. 
“Fui ao Pronto Socorro e o médico não me passou remédio nenhum, só sorinho pra lavar o nariz”. Exato! Lavar o nariz regularmente com o soro nessas situações pode ser o remédio! Quem mais sofre com essas situações são os bebês. Eles têm as vias aéreas menores (desde as narinas) e qualquer secreção entope facilmente. Eles deveriam ser os mais protegidos (principalmente dos humanos, que carregam as doenças).
Então pode? Sem neuras! Agasalhem-se! Lavem o nariz entupido com soro!
  E se ficarem gripados, sabe a Canja da Vovó? Ela ajuda na recuperação!

Acompanhe: @marciopediatra