× Home Diretoria APM News Eventos e Congressos Classificados Clube de Benefícios Área do Associado Associe-se Publicidade Localização Fale Conosco
Indaiatuba, 17 de Novembro de 2019
Dúvidas? Entre em contato: (19) 3875-7200
Publicado em 20/09/2019 às 16:23:09
Por: APM - Consultora Senior de Viagens Particulares
Categoria: Notícia em Destaque
Carteira de Trabalho Digital


Desde o dia 24 de setembro os brasileiros passam a contar com a Carteira de Trabalho Digital, um documento totalmente em meio eletrônico e equivalente a antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física.

A mudança vai assegurar a facilidade aos empregados com a redução de burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do seu CPF e o registro será realizado diretamente de forma digital.

Outra facilidade é que em vez de esperar aproximadamente 15 dias para ter acesso ao documento físico, o trabalhador terá o documento no mesmo dia.

O documento está disponível para todos os trabalhadores brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no CPF - Cadastro de Pessoa Física, mas para se habilitar todo trabalhador terá que em primeiro lugar criar uma conta de acesso no endereço www.gov.br/trabalho.

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam no “caderninho azul”, agora poderão ser realizadas eletronicamente. Para acompanhar as anotações o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares ou acessar o ambiente www.gov.br (solução web).

Para mais informações sobre este novo formato do principal documento do trabalhador, pode ser acessado o “ Perguntas Frequentes – Carteira de Trabalho Digital” (https://www.gov.br/pt-br/temas/perguntas-frequentes-carteira-de-trabalho-digital).