× Home Diretoria APM News Eventos e Congressos Classificados Clube de Benefícios Área do Associado Associe-se Publicidade Localização Fale Conosco
Indaiatuba, 19 de Outubro de 2019
Dúvidas? Entre em contato: (19) 3875-7200
Publicado em 20/09/2019 às 00:00:00
Por: Dra. Celene Queiróz Pinheiro de Oliveira - Geriatra
Categoria: Notícia em Destaque
Vamos conversar sobre Demência?


No início deste ano escrevi um texto para este jornal falando da “Doença que mata a esperança”. Trabalhando há 15 anos à frente de uma Sub-regional da ABRAz -Associação Brasileira de Alzheimer, sei que um grande entrave no diagnóstico precoce, tratamento e até mesmo no investimento em pesquisas para a busca da cura, é o ceticismo que envolve a questão. O nosso grande obstáculo é o estigma.
O estigma em torno da demência em todo o mundo ainda é uma grande barreira para as pessoas buscarem ajuda, aconselhamento e apoio. Esse estigma pode ser semelhante ao associado a outras questões de saúde mental, centrar-se no preconceito pela idade, na falta de tratamentos médicos disponíveis.
Existe também um grande temor, assim como existia até pouco tempo atrás com relação ao câncer. Se falava “aquela doença”, hoje se fala: “o alemão”. O maior temor na verdade se dá pelo risco de perder a própria essência, esquecendo primeiramente as questões simples do cotidiano até se perder toda a biografia. E isso faz com que muitos evitem a procura dos serviços de saúde, retardando o momento do diagnóstico, o que em grande parte das vezes leva a um desfecho desfavorável e um grande sofrimento do indivíduo e de sua família.
Pensando nisso A Alzheimer’s Disease International (ADI) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançaram neste domingo (1/9) nas Américas, uma campanha que incentiva as pessoas a conversarem de maneira mais confortável e aberta sobre a doença de Alzheimer e a demência.
A campanha “Vamos conversar sobre demência”, lançada no marco do Mês Mundial da Doença de Alzheimer, baseiase no entendimento de que falar sobre a demência ajuda a enfrentar o estigma, normaliza a linguagem e incentiva as pessoas a descobrirem mais sobre a doença e a procurarem ajuda, aconselhamento e apoio. A ADI e a OPAS estão trabalhando conjuntamente na campanha de conscientização sobre a demência para a região das Américas como parte do Plano de Ação Regional da OPAS sobre Demência (2015- 2019).
A demência é uma questão de saúde pública. As mortes devido à demência mais que dobraram entre os anos 2000 e 2016, tornando-a a 5ª principal causa de morte global em 2016, em comparação com o 14º lugar em 2000. A prevalência de demência em todo o mundo está aumentando exponencialmente. Estima-se que o número previsto de pessoas que vivem com demência triplicará dos 50 milhões atuais para 152 milhões em 2050.
Sendo assim, a ABRAz que é a representante nacional da ADI, leva à baila a discussão e o combate ao estigma promovendo eventos como palestras, Jornadas, ações de mobilização como caminhadas, eventos culturais. Em Indaiatuba teremos uma programação rica que levará à sensibilização das pessoas através da exibição de um filme, seguida de debate, abordando temas como histórias bem sucedidas do cuidar e Espiritualidade. Também faremos uma ação voltada para a promoção de saúde abordando aspectos preventivos.
A mobilização da sociedade, o combate ao preconceito e a estimulação ao diagnóstico precoce já auxiliaram no combate e na melhor abordagem de muitas questões de saúde pública. O caminho já foi traçado previamente. Propomos que as demências também trilhem por ele para que possamos dar de fato um cuidado mais efetivo e que possamos acender as esperanças nesses indivíduos e suas famílias.



Confira nossa programação e participe!!!

21/09 às 9h00, no Cine Topázio Shopping Jaraguá, exibição do Filme “Tudo o que tivemos” , seguido de Debate com a equipe de profissionais que atuam na ABRAz Indaiatuba. Entrada Gratuita.

24/09 às 19h30, no Espaço Bem Viver palestra com o Tema: “Prevenção da Doença de Alzheimer” com Dra. Celene Queiróz Pinheiro de Oliveira em parceria com Projeto 100% Saúde. Entrada Gratuita.

28/09 às 9h00, no Cine Topázio Shopping Jaraguá, teremos a participação de familiares de pessoas com Alzheimer que estarão compartilhando suas experiências e histórias de cuidar, seguida pela palestra com o Tema “Espiritualidade” com Dr. Jamiro Wanderley. Entrada Gratuita.