× Home Diretoria APM News Eventos e Congressos Classificados Clube de Benefícios Área do Associado Associe-se Publicidade Localização Fale Conosco
Indaiatuba, 05 de Agosto de 2021
Dúvidas? Entre em contato: (19) 3875-7200
Publicado em 20/07/2021 às 14:02:00
Por: Dr. Francisco Carlos Ruiz - Presidente
Categoria: Notícia em Destaque
Precarização das relações de trabalho na medicina


A Reforma Tributária está na pauta do Governo Federal e pode trazer vantagens e prejuízos para diversos setores da economia, entre eles o setor de serviços no qual se insere o trabalho médico. 

  O setor de serviços, por sua vez, não é uniforme no que diz respeito à tributação. Os serviços de saúde possuem características próprias e acabam por sofrer uma tributação que se torna superior a outros serviços.

     É preciso muita atenção por parte de toda a classe médica para que não sejamos penalizados com uma reforma que não corrija as distorções do sistema tributário e que possa agravar ainda mais a tributação que já é praticada. 

  Grandes mudanças em aspectos trabalhistas ocorreram ao longo dos anos. A pejotização e terceirização na contratação de médicos e outros profissionais de saúde provocou prejuízos de direitos, promovendo a insegurança e a redução de garantias. 
 Dificuldades nas relações de trabalho igualmente afetam os prestadores nas relações contratuais junto a planos de saúde e outras instituições. 

 As transformações pelas quais passam o exercício da Medicina devem receber a atenção de todos os colegas para que não se produzam mudanças que venham a dificultar o exercício da profissão. 

 É preciso que o médico tenha segurança no aspecto contratual e tributário para que possa continuar a investir em sua formação e atualização, sem a qual não se conseguirá atender as necessidades da população. 

   O compromisso da Medicina com a qualidade dos serviços precisa se manter e precisamos de garantias para que tal aconteça, combatendo todas as formas de precarização nas relações de trabalho que possam comprometer o compromisso histórico da profissão com nossos pacientes.